A CIDADE
 História Barretense
 Curiosidades
 Onde Fica
 Clima em Barretos
 Bancos na Cidade
 Eventos
 Hospital de Câncer
 Pontos Turísticos
 Educação
 Datas Marcantes
 Encontre Sua Rua
 Aeroporto
 Nossa Água
 Estação Ferroviária
 Economia
 Câmara Municipal
 Festa Do Peão
 TV Barretos
SERVIÇOS
 Nota Fiscal Paulista
 Cotações e Leilões
Conta -  Energia Elétrica
 Dicionário Online
 Receita Federal
 DETRAN
 Sebrae
 Almanaque
 A História do Mundo
 Biblioteca Digital
 Atmosfera Feminina
 Saber Mulher
 IBGE Barretos
 Como funciona??
 Páginas Amarelas
 Correios
 Leis Brasileiras
 Sobre Computadores
 Cursos de Informática
 Matemática
 Wikipédia Enciclopéida
 Português
 Para Professores
 Bancos na Cidade
 Tempo em 10 dias
 Defesa Consumidor
 Treinam. p Empresas
 Antepassados
 Saúde.. e.. .Bem Estar
 Telefones Úteis
 Domínio Público
 Foi multado
 Teste seu Q.I.
 Enem
 Sua Pesquisa.com
DIVERSÃO
 Só Baladas
 Criançada Esperta
 MSN On-line
 Filmes
 Jogos
 Musculação
 Lazer
 Toques grátis celular
 Para Ler e Ouvir
 Árvore Genealógica
 Calcule o Churrasco
 Orçamento Caseiro
 Guia Rodoviário
 Músicas Online
 Adriano Moraes
AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA CIDADE

A região de Barretos é rica, cercada de latifúndios, com concentração de renda, ficando pouco para o Município, pois os grandes proprietários investem em cidades de pólos maiores e próximos a Barretos (Ribeirão Preto e São José do Rio Preto).
A economia do município é baseada principalmente na produção de carne, citrus, borracha, grãos como milho e soja e mais recentemente na cana-de-açúcar.

A cana de açúcar,que vem ganhando espaço, nos últimos anos, em detrimento das pastagens e tem obtido ganhos de produtividade com a mecanização da colheita que, se por um lado torna ocioso um expressivo contingente demão de obra, por outro, gera ganhos ambientais. Contando também que a área de plantio da cana de açúcar tem aumentado significativamente na região tendo como principais consumidores a Usina Colorado, Usina Mandu e a destilária Guaíra.
 

E ainda na industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto para o externo que conta com a existência de mão-de-obra especializada e disponibilidade de serviço de suporte, pois Barretos já lidera o mercado da carne pois já possui a maior concentração de abatedouros e frigoríficos do Estado de São Paulo.Ainda hoje, destacam-se os frigoríficos, onde são produzidas conservas de carne e carne congelada, tanto para o mercado interno quanto para o de exportação, onde os destaques são os consumidores Friboi Ltda e Frigorífico Minerva.

A modernização recente dos setores agropecuários e industrial tem viabilizado a expansão do setor de serviços, conjugada, especialmente, à agroindústria, onde esse destaque fica com o setor de sucocítricos, onde nas localidades de Bebedouro e Colina estão instalados os maiores consumidores os quais são: a Cargill cítrus Ltda., Coimbra frutesp S/A e a Sucocítrico Cutrale S/A, está última em Colina.
 

A atividade comercial e de prestação de serviços com abrangência regional, muitas vezes sem a exigência de mão de obra especializada. O setor atacadista vem crescendo mais que o varejista, indicando que o município pode estar se consolidando como pólo de distribuição. A cidade ainda conta com um Shopping Center.

O turismo tem sido importante atividade econômica, principalmente no município de Barretos, em função da grande tradição de rodeios, exposições e festas rurais, herdada do período em que a criação de gado era sua principal atividade econômica. A conhecida Festa do Peão de Boiadeiro permitiu o surgimento de grande número de pequenas e médias empresas, produtoras de artigos country, e fomentou a geração de empregos no segmento de serviços, voltados ao turismo.
A sazonalidade dessa festa – restrita a poucos dias do ano, quando a cidade de Barretos recebe mais de 1 milhão de pessoas- inviabiliza a existência de uma estrutura turística mais adequada. No entanto, outras atividades voltadas ao turismo apresentam potencialidades, como já se esta prevendo com a construção de um grandioso parque aquático nas proximidades do parque do peão.

 

 

 




 

 

 

 


Copyright © Since JUN07 Novo Guia Barretos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por R.Polastrini